Contate-nos

Agende seu horário, consulte Ifá

Conheça mais sobre o curso, entre em contato

Descubra segredos e mistérios da Jurema. Neste Curso vamos trabalhar com a ciência sagrada das 7 cidades da jurema como encantamentos dos mestres e mestras.

Adquira já nossos produtos

PRODUTOS ESOTÉRICOS, PRODUTOS PARA PRESENTES, BRUXAS E LIVROS ESOTÉRICOS.

Programa Raízes do Culto

Todas as Sexta-feiras as 21h00

Venha fazer parte da nossa turma

A finalidade da Òdúlogia é levar até as pessoas uma ferramenta que possa ser utilizada em toda a sua plenitude, tanto de forma Terapêutica, como nos trabalhos espirituais.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

O caminho de ifá

Para o pensamento iorubá a vida é uma jornada, uma grande aventura. E é aqui na terra o melhor lugar do mundo para se viver. Tanto isso é verdade que quando um ente querido morre, diz-se "Wa ati bo" (Vá e volte logo).

Essa e outras sabedorias sobre o mundo e a vida são parte do conhecimento transmitido oralmente pelos sacerdotes de Ifá, os Babalawo, ou Pais do Segredo. O conhecimento do Babalawo está contido nos poemas, um compêndio de centenas de milhares de histórias míticas que são relembradas e entoadas em forma de cânticos pelos sacerdotes de Ifá.

O cliente ao ouvir determinada passagem que alude ao problema que está vivendo interrompe o sacerdote que passa então a explorar as possíveis maneiras de auxiliá-lo. Isso pode ser feito por meio de oferendas rituais ou através do uso de plantas medicinais para ingestão na forma de chás ou de poções ou ainda em banhos ou sachês. O Babalawo pode também sugerir mudanças de comportamento do indivíduo.

Para tornar-se um sacerdote de Ifá, um Babalawo, é necessário um aprendizado iniciático que tem início na infância -- ao redor dos 4 anos de idade -- e que jamais terá fim. Em geral, o aprendiz estará apto a atender após um mínimo de 16 anos de estudos constantes.

Qual a diferença entre os nomes Orunmilá e Ifá?

Ifá é o nome que Olodumaré, o Deus Criador, deu para Orunmilá enquanto divindade manifestada no mundo.

Ifá é o Oráculo, o sistema divinatório composto de diversos métodos. Os mais conhecidos são o Opele, o Ikin e o Merindilogun ou jogo de búzios. Orunmilá é a divindade e Ifá é o sistema onde esta divindade se manifesta. Não há Ifá sem Orunmilá e nem Orunmilá sem Ifá. Estes dois conceitos são tão intimamente relacionados que muitas vezes referimo-nos a Orunmilá como Ifá.

E quem é Orunmilá? Orunmilá é a divindade da sabedoria e do conhecimento, responsável pela transmissão das orientações dos deuses e de nossos ancestrais, de maneira a permitir a cada um de nós a possibilidade de uma escolha acertada para uma vida feliz.

Orunmilá, a Testemunha do Destino e da Criação. O segundo após Olodumaré. Aquele que estava presente, ao lado de Deus, quando a Vida, o Mundo, o Homem foi criado. Orunmilá tudo vê, tudo sabe, tudo conhece. Não há nada que tenha sido criado ou que virá a ser criado que Orunmilá não saiba antes. Orunmilá conhece a vida e conhece a morte, ele conhece a existência: o antes e o depois. Por isso ele pode ajudar.

Guia, profeta, professor, divindade, Orunmilá/Ifá deve ser compreendido como um sistema: é o homem e sua ferramenta. Por vezes o homem é a sua própria ferramenta. Orunmilá é tanto humano quanto espírito. Enviado por Olodumaré para ir a diferentes lugares sempre que há necessidade para ajudar os homens a enfrentarem seus problemas, contornando obstáculos e desenvolvendo o seu bom caráter. Podemos também imaginar Orunmilá como o espírito de Olodumaré manifestado no homem.

Alguns dizem que a palavra Orunmilá deriva de Oro-Omo-Ela ou Oro palavra/espírito, Omo= filho, Ela = Deus. Após a Criação, Orunmilá veio à Terra como a divindade encarregada por Olodumaré para ensinar os homens. Esta mensagem é Ifá, a luz, o conhecimento e a orientação da sabedoria ancestral de toda a humanidade.

Como orunmila alimentou os primeiros seres humanos

Olodumaré, o deus criador, olhou Ilu Aiye, o planeta Terra, e viu apenas a terra, a água, os montes e vales. Era um local vazio, e ele chamou Orunmilá, também chamado Ibikeji Olodumaré, a segunda pessoa após Olodumaré. Disse a ele: Prepare seus instrumentos de adivinhação, consulte o oráculo Ifá. Quero que a Terra seja povoada de homens e mulheres, que terão muitos filhos. Orunmilá consultou os ikin e falou que os homens precisariam comer para sobreviver na Terra. Olodumaré disse: "Beeni" (muito bem), e mandou que Orunmilá perguntasse aos Orixá quem saberia o que seria dado aos homens. Exu disse que ele sabia qual a comida que os homens comiam. Os primeiros seres humanos chegaram a Ilu Aiye e Exu deu a eles madeira para comer. Em uma semana estavam todos de volta ao Orun. Quando Olodumaré viu os homens de volta, disse: Mas já voltaram tão cedo? O que aconteceu? Os homens responderam que Exu dera a eles madeira para comer, que suas barrigas tinham furado, e todos eles tinham morrido. Olodumaré disse: "Beeni". Chamou novamente Orunmilá e disse a ele que perguntasse aos Orixá quem saberia o que se dava de comer aos homens. Obatalá, rei das roupas brancas, e Yemoja, rainha das águas rasas do mar, disseram que eles iriam cuidar disso. Homens e mulheres voltaram à Terra , e Obatalá e Yemoja deram a eles água pura e fresca para beber. Em uma semana estavam todos de volta ao Orun. Quando Olodumaré viu os homens novamente ali, perguntou: Mas já voltaram tão cedo? O que aconteceu desta vez?
Os homens responderam que Obatalá e Yemoja deram a eles muita água fresca para beber. Seus corpos derreteram e eles voltaram ao Orun. Olodumaré disse: "Beeni". Chamou Orunmilá e disse a ele que consultasse novamente o oráculo Ifá, que desta vez os homens só viriam morar no Ilu Aiye quando houvesse certeza de que haveria para eles comida com fartura, para que só voltassem ao Orun na hora certa, depois de uma vida longa e proveitosa, plena de realização e alegria, deixando em Ilu Aiye filhos e netos.
Orunmilá respondeu a Olodumaré que havia no Orun um ser estranho, chamado Osanyin, que poderia resolver o problema. Osanyin foi chamado, e prontamente jogou para Ilu Aiye muitas cabaças cheias de sementes de grãos, de frutas, de favas, de todo o tipo de vegetação que hoje cobre o mundo. Jogou primeiro plantas de crescimento rápido, como "ewa", o feijão, "agbado", o milho, "ewe tete", o caruru, "yanrin", a verdura, para que os homens tivessem o que comer logo que chegassem à Terra. E nesse atirar de sementes, também Osanyin caiu na Terra, e lá brotou e ficou morando, um ser estranho como um tronco, um pé de pau, sem pai nem mãe, um ser da Terra, folha e tronco ele também.
Os homens vieram então em definitivo, e se alimentaram das comidas nascidas das sementes do Orun. Comeram o que os Orixá comem, compartilharam seu cardápio e seus gostos, muita pimenta, muito inhame, muito milho, frutas e verduras, cebolas e tomates. E beberam muita água fresca, emu (vinho de palma) e shekete (cerveja de milho). .
Olodumaré ficou feliz e disse aos Orixá: Os homens morarão em Ilu Aiye, e nos adorarão. Terão muitos filhos e sua descendência povoará a Terra. Também para lá enviaremos animais, que os seres humanos sacrificarão para nós, durante os Ebo Etutu. A carne destes animais será cozida em uma boa sopa bem apimentada, que os homens nos oferecerão com muito ebá e iyan, e juntos compartilharemos este alimento pleno de Axé. E em alguns anos as árvores de obi darão frutos e comeremos juntos o obi semanal.
E, em terra Yorubá, os pais contam aos filhos este Itan Ifá, e dizem a eles que quando um homem acorda (chega ao Ilu Aiye), primeiro ele pega um pedaço de madeira e esfrega nos dentes (madeira especial chamada Pako, com propriedades anti-inflamatórias e antisépticas, que substitui a escova de dentes), depois enxágua a boca com muita água fresca. Só então é que vai se alimentar, sempre chamando os Orixá para compartilhar sua comida, com a frase:

"WA BA WA JEUN, OLUWA"
(venha comer conosco, Deus).
AXÉ, AXÉ, AXÉ!

Olá queridos amigos(as).
Que sejamos como sol que não visa nenhuma recompensa, nenhum elogio não espera lucros e nem fama simplesmente BRILHA!!!
Equipe Marcelo Alban.

Simpatia para União Homem com Homem/Mulher com Mulher

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ÈLA?

O que é: o princípio da ordem; aquele que mantém o mundo acertado e em ordem. ÈLA veio para a terra no ODU de OBARA OYEKU. Tentaremos neste trabalho passar para todos o significado deste princípio primordial que se chama ÈLA e que, sem ele, nosso mundo seria um caos total. Vamos ver por que.

A tradição oral nos passa que ÈLA é um princípio espiritual que não teve espaço para se tornar conhecido, pois foi dominado historicamente pelo aumento do número de divindades e senhores da cultura Yoruba. Em função disso ÈLA não foi definido.

Na tradição oral existem muitos que dizem que ele "é um dos muitos nomes atribuídos à IFA (ORUNMILA), e é descrito como o principal entre eles " ou que " é o seu empregado de confiança". Essas afirmações tem um fundo de verdade e nós vamos ver porque.

Existe uma forte ligação entre ÈLA e ORUNMILA, pois se ÈLA é o princípio da ordem, da retificação de destinos infelizes, ORUNMILA precisa deste princípio para cumprir o seu papel de grande preservador da felicidade e retificador de destinos infelizes, uma vez que podemos dizer que ordem significa felicidade, harmonia, paz e desenvolvimento. ÈLA é chamado de "aquele que mantém o mundo acertado". Assim, podemos até fazer uma reflexão no sentido de que ÈLA é um princípio primordial onde ORUNMILA tem a sua origem. Podemos afirmar, portanto, de forma inquestionável, que ÈLA é uma emanação direta de OLODUNMARE.

ÈLA é chamado pela tradição oral de ÈLA OMO OSIN - " ÈLA é o preferido de OSIN" - o que é OSIN ? Para o Yoruba, OSIN É O LÍDER DOS LÍDERES, ou seja, OLODUNMARE.

Vamos à criação. De acordo com a tradição, ORUNMILA desceu à terra para colaborar com ORISA-NLA nos afazeres de organizar a terra e colocar todas as coisa nos seus devidos lugares (ordem), logo, ÈLA seguramente estava presente. Para ilustrar esse papel, vamos transcrever uma história do ODU ODI IWORI;

ÈLA Iwòri ni kì jéki aiyé ra 'jú; Nigbati aiyé Oba-'lufe darú, ÈLA Iwòrì l' o bá a tún aiyé rè se; Nigbàti awon o-dà-'lè ìlú Akilà ba aiyé ìlu won jé, ÈLA Iwòri l' o ba won tún u se; Nigbati òsán d' òrun ni ilù Okèrèkèsè, Ti aiyé ìlú nã di rúdurùdu Ti awon awo ibè bà a tì, ÈLA Iwòri l' o ba Olúyori Oba ibè tún u se; Nigbàti élègbára bá nfé s' ori aiyé k' odò, ÈLA Iwòri ni' ma dùdú ònà rè; ÈLA Iwori kì' gb' owó, ÈLA Iwòri ki' gb' obi, On l' ó sì ntún ori ti kò sunwòn se.

ÈLA IWORI é quem salva o mundo da ruína. Quando o mundo de OBA LUFE tornou-se confuso ÈLA IWORI é aquele que restaurou a ordem Quando os depredadores de AKILA deterioram a cidade ÈLA IWORI é aquele que acertou as coisas para o povo, Quando o dia virou noite na cidade de OKEREKESE (Egito) E os sábios do lugar foram desviados. ÈLA IWORI foi aquele que trouxe a ajuda de OLUYORI, seu rei, como remédio, Quando ELEGBARA planejou virar o mundo de cabeça para baixo, ÈLA IWORI foi quem o obstruiu, ÈLA IWORI não recebe dinheiro, ÈLA IWORI não recebe OBI Ainda é ele quem retifica destinos infelizes.

Se nós aceitarmos que ÈLA é um princípio primordial, que estava presente no início da criação, estando no mundo e preenchendo-o de bons trabalhos, estabelecendo a ordem e colocando as coisas em seus devidos lugares, poderemos dizer que em um determinado momento o homem de alguma forma acordou de seu estado de "letargia" em um mundo perfeito e sem atropelos e neste momento se rebelou contra ÈLA, creditando à ele a responsabilidade de ter retardado o crescimento do mundo e então o difamaram. Em função disso, conta a tradição que ÈLA se ofendeu e ascendeu aos céus através de um corda esticada. Foi somente assim que os habitantes do mundo perceberam que era realmente impossível viver sem ÈLA e assim, desde então, se tem rezado por suas bênçãos.

Vamos a outro verso: ÈLA s' ogbó, s' ogbó ÈLA s' ató, s' ató O f' òdúndún s' Oba ewé O f' Irosùn s' o sòrun rè; O f' Okun s' Oba omi O f' osa s' osòrun rè; A-s' - èhin-wa a- s'-èhin-bò Nwon ni ÈLA kò s' aiyé re; ÈLA b' inu, o ta' kùn, o r' òrun; Omo ar'-aiyé tún wá nkigbe: ÈLA dèdèrè I' ó mã sòkalè wa gb' ùre. ÈLA dèdèrè

ÈLA realmente fez a velhice ÈLA realmente fez a vida longa Ele fez de ODUNDUN o rei das folhas Ele fez de IROSSUN o seu sacerdote. Ele fez do oceano o rei das águas. Depois de tudo, e ao final, Eles pronunciaram que ÈLA havia conduzido o mundo pelo caminho certo. ÈLA se ofendeu, ele estendeu uma corda e subiu ao céu. Os habitantes do mundo mudaram de opinião e passaram a chamá-lo. ÈLA, volte a nos abençoar ÈLA, volte!.

Nessa linha ÈLA é referenciado como um libertador. Neste papel aparece a sua ligação com ESU. É sabido que ESU é a dinâmica de todas as coisas, instaura a desorganização geradora de uma nova ordem, num processo contínuo de desenvolvimento do mundo, a dinâmica que faz o mundo andar. Se considerarmos que ÈLA é o princípio da ordem e ESU provoca a desordem e se em algum momento imaginássemos que a desordem provocada por ESU levasse ao caos, somente a interferência de ÈLA como princípio poderia garantir uma nova ordem. Desse modo, podemos dizer que ÈLA trabalha juntamente com ESU, especificamente na tarefa de restabelecimento do equilíbrio.

ÈLA como princípio é de suma importância na vida dos sacerdotes em nossa religião, pois o papel dos sacerdotes é manter e/ou instaurar a ordem. Portanto como isso poderia ser feito sem a interferência de ÈLA?

Vamos à uma outra consideração: Realizar ÈLA significa carregar ISI. O que vem a ser isso. Vamos contar duas histórias para depois tentarmos concluir essa afirmação.

Existia uma localidade onde os reis não duravam mais de três anos e então eram substituídos - o próximo morreria antes de três anos e assim sucessivamente. A família de onde esses reis eram oriundos era muito rica e o poder era algo extremamente cobiçado, mas o fato da morte prematura era um empecilho para que eles quisessem se tornar reis. Foram consultar ORUNMILA e no jogo apareceu o ODU OGUNDA OFU, significando que todos os reis tem um ORISA ao qual devem saber cultuar antes que lhes seja entregue o OPA.

Uma outra história trata de um Rei que num determinado tempo teve suas esposas (6), seus filhos e servos (7) contra ele; suas esposas não queriam mais se relacionar com ele; seus filhos voltaram as costas para ele, bem como seus servos. O rei revoltou-se e, munido de seu Opa e de uma espada, saiu à procura deles, que haviam fugido. O rei então falou que eles deveriam carregar ISI, sem o que não seriam perdoados. Os filhos então pegaram 4 inhames e ofereceram para o Rei (que era o próprio ORUNMILA). Prepararam o inhame e o levaram para o Rei, carregando-o na cabeça. O rei então disse que precisaria matar um deles; os filhos responderam que eles haviam feito o que ele havia pedido. O rei perguntou se era ISI macho ou fêmea. Eles responderam que era ISI feminino. Ele ouviu e não soltou o Opa e a espada. Eles pediram três vezes que ele os soltasse. O rei então respondeu:

"Onde vocês ouviram que esposas, servos e filhos não fizessem o que o Rei quer ?"

"Assim, antes que eu largue o Opa e a espada, vocês tem que prometer carregar ISI sempre. Só assim eu os perdôo."

ISI significa carrego de submissão e homenagem. Ou seja, curvar-se diante do sagrado, do superior, do maior. Para se falar em ordem temos que falar em respeito e homenagem, em submissão à um princípio maior que nos proporcionará a felicidade. Aprender que antes de tudo devemos agradecer, louvar e cultuar.

ÈLA, por fim, é sempre invocado durante os cultos para que venha e abençoe os oferecimentos, tornando-os aceitáveis. ÈLA também é denominado como o princípio que inspira a aceitação de alguns sacrifícios; que inspira o culto correto e é por ele que a vida tem sido oferecida.

Para finalizar vamos transcrever uma cantiga de ESU:
ESÙ fi ire bò wá o. ÈLA fi ire bò wà yà yà. ESÙ gbè ire ajè kò wá o. ÈLA fi ire bò wà yà yà. IYA-MÒGÚN fi ire bò wà o. ÈLA fi ire bò wá yà yà.

ESU, faça nossas vidas plenas de coisas boas. ÈLA, ponha muita sorte em nossas vidas. ESU, ponha sorte e progresso em nossas vidas. ÈLA, ponha muita sorte em nossas vidas. IYA MOGUN, faça nossas



Por: LEILA CRISTINA ALBAMONTE POMPEO FERRARA – EFURO LOGUNLOWO

Èlá Conserta o Mundo: Èlá é o principal òrìsà no culto de Òrúnmìlà

A história conta que Èlá tem uma relação de muita afinidade com Ifá, por isso em Yorùbá é considerado Àgbonnirégún - filho de Ifá. Mas para alguns é considerado mensageiro de Òrúnmìlà e para outros é apenas seu amigo.

Mas independente da história apresentada, Èlá é considerado o principal òrìsà no culto de Òrúnmìlà, e se forem observados a característica e o culto dos dois descobre-se que ambos apresentam em suas oferendas Ikin, e estas são feitas embaixo de uma palmeira.

O ano começa com a festa de Èlá, depois Ifá, sendo que dezesseis dias depois da festa de Èlá homenageia-se Òrúnmìlà sempre lembrando Èlá, mostrando a afinidade entre os dois òrìsà. A única diferença é que para Òrúnmìlà não se usa Ikin, e o dente de elefante para Èlá, mas o local é o mesmo.

Os Yorùbá acreditam que Èlá veio ao mundo para consertá-lo, por isso é chamado alátunse ile-aye, e dentro da história aparecem como sócios.

Se foi assim, então, Òrúnmìlà traz dentro de si Èlá, que é chamado de Osin - rei ou líder -, Èlá também pode ser chamado de filho de Olódùmarè e até hoje os Yorùbá espetam elé para dizer que ela nunca fica murcha comparada com outra folha.

Afirmam isto porque existe uma ligação entre esta folha e Èlá e sua energia são tão forte que algumas pessoas a plantam encima da casa. Acreditam que desta forma vão protegê-la.

Como ser humano Èlá é paciente, levando paz e transformando os problemas em coisas boas. Èlá é um òrìsà que conserta o ori-cabeça. Sempre entra em guerra com Èsú quando este quer usar sua força negativa, acalmando-o.

Èlá tem grande força para levar a tranquilidade a uma cidade, além de muita energia positiva ajudando o homem sem pedir nada em troca.

Classificação do jogo de búzios

1 búzio: Okanran10 búzios : Ofun
  
2 búzios: Eji Oko11 búzios: Owonrin
  
3 búzios: Ogunda12 búzios: Ejila Sebora
  
4 búzios: Irosun13 búzios: Ika
  
5 búzios: Ose14 búzios: Oturupon
  
6 búzios: Obara15 búzios: Ofun Kanran
  
7 búzios: Odi16 búzios: Irete
  
8 búzios: Eji Ogbe0 búzio: Opira
  
9 búzios: Osa 

É temerário, no entanto, usar-se tal relação como base de um jogo de mérindinlogun levando-se em conta, principalmente, que outras relações são apresentadas na mesma obra com diferentes nomenclaturas dentre as quais, inúmeras referentes aos Omó Odus e sem nada a ver com os 16 do jogo de búzios.

Dentre as mais notáveis destaquei:

Com 1 búzio aberto: Okanran, Okana Sode, Okana Sordo, Okan Chocho (Seria okan soso: um sozinho?), Okanrandi (Omo Odu resultante da interação de Okanran om Odi), etc.

Com 2 búzios abertos: Ejioko, Eji Oko, Eji Onko, Jonko, Ellioco, Eyi Oko, Ebioko, etc...

Com 3 búzios abertos: Etaogunda, Gunda, Ogbe Yonu (Omo Odu resultante da interação de Ogbe e Ogunda), Ogunda wom’Osa, Eji Oguda, Orgunda, etc...

Com 4 búzios abertos: Irosun, Ogbe’rosun (Omo Odu – Ogbe + Irosun), Eji’rosun, Eji Orosun, Ojo Orosun, Elliolosun, Elliorosun, Irozo, etc...

Com 5 búzios abertos: Ose, Ogbese (Omo Odu resultante da interação de Ogbe e Ose), Ogbe Segun, Oxe, Ce, etc...

Com 6 búzios abertos: Obara, Obara, Obara b’Ogbe (Omo Odu resultante da interação de Obara e Ogbe), Abla, Olbara, Osvara, Ovara, etc...

Com 7 búzios abertos: Odi, Edi Meji, Di, Oldi, Ordi, Ordy, etc...

Com 8 búzios abertos: Ejionile, Ejiogbe, Ogbe Meji, Eji Ogbe, Jyogbe, Ejionle, Olleonle, Elleunle, Eyeunle, Ojo Onde, Elliombe, Eyi Onde, etc...

Com 9 búzios abertos: Osa, Osa, Osa wori (Omo Odu resultante da interação de Osa e Iwori), Asa, Osain, Ossa, Osan, Otura (nome do décimo terceiro Odu Agba na ordem de chegada de Ifá), Ora, etc...

Com 10 búzios abertos: Ofun, Ofun na, Ofun Mewa, Fu, Ofunmofun, Ofui, Ofunfufn, Ofun Mafun, Ofu, Efun, etc...

Com 11 búzios abertos: Owonrin, Owóri s’Ogbe (Omo Odu resultante da interação de Owónrin e Ogbe), Ojuani, Oguani, Owani, Oguorin Neyi, Oguani Sogue, Owhani, Wele, Owanrin, Owarin, Ogbani, etc...

Com 12 búzios abertos: Ejila Sebora, Ejila, Ejilewa Ise Ebura, Ejila Chevora, ejjila Chebara, Elliba, Olli la sebora, etc...

Com 13 búzios abertos: Eji Ologbon, Metala, Agba Metala,Ika (nome do décimo Odu na ordem de chegada de Ifá e décimo quarto na ordem de merindinlogun), Odu Pariwo, Metanla, Baba Gudu Ede, Iwori (nome do terceiro Odu na ordem de chegada de Ifá), Oloso-lolo, etc...

Com 14 búzios abertos: Ika, Oturupon(nome do décimo terceiro Odu Agba na ordem de chegada de Ifá), Agba Merinla, Oyeku (nome do segundo Odu Agba na ordem de chegada de Ifá), Osanlu Ogbenjo, Idegbe, Okansode (um dos nomes de Okanran, primeiro na ordem de merindinlogun e iitavo na ordem de chegada de Ifá), etc...

Com 15 búzios abertos: Obegunda, Ofun Kanran (Omo Odu resultante da interação de Ofun e Okanran), Igara, Olo-Oba Egbo, Marunla, Manula, Metanla, Manola, etc...

Com 16 búzios abertos: Aláfia, Irete (décimo quarto na ordem de chegada de Ifá), Adakete , Merindinlogun, Medilogun, etc...

Todos os búzios fechados: Opira – Não é um Odu.

A ordem corretamente usada no Brasil, de acordo com a herança cultural-religiosa deixada por nossos ancestrais é:
1 - Okanran10 – Ofun
  
2 – Ejioko11 – Owonrin ou Uárin
  
3 – Eta Ogunda12 – Ejilaxebora
  
4 – Irosun13 – Ejiolobom
  
5 – Oxe14 – Iká
  
6 - Obara15 - Obegunda
  
7 – Odi16 - Aláfia
  
8 - Ejionile 
  
9 – Osa 

Ifa à iniciação

Na fundação de Ifa, nós começamos a reexamine a finalidade, os rituais e o razão atrás da iniciação de Orixá em nossa cultura. Esta entrada profunda em autorizando nosso comportamento das vidas tem, demasiado frequentemente, girado em uma borboleta que conduz abaixo um trajeto escorregadio aos moinhos da iniciação do quintal. E, nivele quando é feita com sinceridade e "coração bom", o razão parece frequentemente mais ocidental do que o espiritual. Usar a iniciação como uma "coisa," que resolva um problema particular, é peculiar ocidental. Usar a iniciação começar a colocar a fundação de uma matriz complexa da energia que guie e fortaleça nosso caráter e comportamento é mais consistente as nossas raízes africanas.

Para demasiado muitos, o trajeto à iniciação começou com uma leitura que advertisse do desastre iminente, e/ou a morte, a menos que recebessem seus guerreiros, ou o Olukun, ou tornou-se iniciado! Em cada exemplo, o fator motivando era nem sabedoria, nem crescimento, ou cumprimento pessoal. Era medo. E, a rapina de queda dos povos a esta motivação maliciosa, assim porque suas vidas precedentes e experiências religiosas motivadas pela mesma emoção. Não importou se fosse ameaças do rodízio da matança ou de prendendo aqueles que discordaram, ou a igreja católica que brandindo a ameaça da excomunhão e do inferno, ambos tinha treinado a geração após a geração de Ocidental que o medo era uma motivação preliminar em suas vidas. Assim, quando confrontados por um sacerdote que advertisse do desastre iminente a menos que se movessem cegas adiante no trajeto, foram condicionados para aceitar… melhor que pensam.
Ifa é sobre a ausência do medo!
A vida deve, para a maioria de parte, ser feliz, amando e cumprir. Não é que a vida é sem dificuldades ou desafios. É que nós estivemos dados as ferramentas para lidar com, e superando, elas. Nosso visão mundial compreende que Oludumare não nos criou para sofrer. Não nos deu a razão de modo que devesse ser ignorada. Não criou um universo ilógico ou inimicable para que nós vivam dentro. Talvez o mais importante, é isso com nossa compreensão de nossa própria energia, e as energias (Orisa) do mundo criou, nós dávamos o mapa rodoviário para a saúde e a felicidade. Para relacionamentos amando e família. Para o sucesso e o cumprimento em nosso trabalho. Esse mapa rodoviário é Orisa… e as instruções são fornecidas com a iniciação. Deixe-nos examinar o processo. Nós tentamos com cuidado analisar as seguintes perguntas:

Quem deve ser iniciado? Como devem as iniciações ser conduzidas? Que continuação, treinamento e consistência são needed?

Originalmente, nós tínhamos sentido fortemente que somente aqueles com uma chamada, um presente especial, ou os aqueles que poderiam dar para trás ao menos tanto quanto receberam do Orisa, devem ser iniciados. Após a reflexão cuidadosa, nós sentimos que esta está limitando artificial. Os critérios precedentes são apontado para sacerdotes ativos, os novatos que serão envolvidos na prática diária da adoração e do ritual de Orisa. Ainda, que do indivíduo quem não tem nenhum desejo praticar ativamente seu sacerdócio? O indivíduo cujo o único desejo deve conseguir um crescimento, um cumprimento e uma felicidade pessoais mais grandes em sua vida? Deve este indivíduo ser proibido, ou desanimado, da iniciação? A resposta é claramente " Não.." E a razão, é que a adoração de Orisa e a iniciação não estão projetadas exclusivamente ser parte de algum corpo governando hierárquico de médicos ativos. Foi projetada fornecer um indivíduo com a matriz da energia, e instruções; necessário para integrar com sua família, comunidade e o planeta vivem sobre. Assim, não há nenhuma razão que qualquer um do caráter bom não deve ser iniciado. Certamente, pode haver cada razão que todos os povos do caráter bom assim. Para, com iniciação vem um crescimento inexorável da compreensão e da sabedoria que não possa ajudar mas faça a este mundo um lugar melhor para viver dentro. Semana seguinte nós concluiremos esta examinação com um olhar no processo da iniciação como. bem.as as demandas da iniciação da continuação, do treinamento e da consistência.

A decisão a iniciar é uma das decisões que as mais importantes qualquer um pode fazer em sua vida. É uma decisão que deva ser baseada no pensamento e na consideração muitos. É equivalente a decidir-se que faculdade ou universidade pode melhor o fornecer com a informação e o treinamento necessários ser a mais bem sucedida em sua carreira. Se assentar bem em um priest ou em um sacerdotisa praticando for seu objetivo, é exatamente o mesmo! Em muitos respeitos, nós criamos a fundação de Ifa como uma universidade para o conhecimento de Orisa. Foi criado para fornecer o acesso à informação, não proibições de encontro a recebê-la. Foi projetado ser inclusivo, nao restrito. Foi projetado para o acesso aberto aos indivíduos de toda sobre o mundo, não como uma comunidade segregada proibida dos inter-relação com outros. Foi estruturado para fornecer o muito mais melhor em Orisa que treina àqueles do caráter bom. Este não é implicar-nos tem o exclusividade nestas idéias. Deve indicar, esse alguma que trata do aqueles que não compartilham destes padrões estão indo ao equivalente do unaccredited a escola de comércio. É, finalmente, uma decisão que dê forma ao descanso de sua vida! I, como assim muitos Ocidentais, foram iniciados originalmente em uma garagem na parte traseira da HOME do Babalawo, em uma seção aglomerada de Chicago. Outros, em New York, em Detroit, em Miami etc. tiveram indubitàvelmente experiências similares. Quando alguma preparação tinha ocorrido antes da iniciação real, 99% do processo ocorreu durante esse período um-semana. E, 95% desse processo ocorreu na única noite dos sacrifícios e do ritual para a iniciação. Além, o processo era árduo e humilhante. O árduo poderia ser perdoado, porque um " rito da passagem", mas humilhar-se, não poderia. Originado de, não das diferenças ritualista entre Ifa e Santeria, mas de uma polarização fortemente cultural que exalta o machismo e humilhasse mulheres. Depois da iniciação, virtualmente nenhuma treinamento ou instrução foram dados ou oferecidos. Certamente, o véu do segredo que tinha encoberto minha experiência de Lucumi, e que eu presumi seria levantado depois de minha iniciação, girado em uma cortina de aço. Os contos predizendo "de Babalawos novo que perde suas cabeças quando tentaram ultrapassar ' ' um Babalawos mais velho," fizeram completamente desobstruído que o sistema de casta remanesceu o mesmo… somente que os títulos tinham mudado. Quando eu pediria uma explanação, eu fui-a dito que estava "demasiado adiantado" para mim sabe, ou isso era um "segredo." Assim, eu tive que encontrar para fora no meus próprios. Eu , mas a maioria de outro é não assim que afortunado ou determinado. Nem, se for necessário. Em conseqüência de nossas próprias iniciações, a fundação tornou-se determinada para fazer o trajeto ao sacerdócio como criando e autorizando como possível. A iniciação é um processo do nascimento, ou do re-nascimento. Isto define exatamente o recém-nascido, e vulnerável, condição do novato. Nossa vista, e a aproximação, devem fazer o trajeto antes da iniciação, da iniciação própria, e do período que segue a iniciação, como criando, poderoso, e amar, como possível. Do tempo o novato chega em Ola Olu, e coloca sua barraca no jardim do Orisa que coroarão, elas é incentivado para abrir emocionalmente à energia positiva do ajuste natural que os cerca. Criando limpezas dos sacerdotes, ou dos sacerdotisas que ajudarão conduzir seu cerimônia, segue um dia do descompressão, simplesmente de permitir que o tensão e as energias negativas descasquem lentamente afastado, o cerimônia próprio é conduzido com uma ênfase no amor e na apreciação para o ase ' dos animais que fazem sua viagem no sacerdócio possível, bem como o amor e o ase ' daqueles que conduzem o cerimônia. Não deve ser uma experiência amedrontando, ou estarrecente. A entrada em sua lata nova da vida seja comparada uma vez outra vez ao nascimento de uma criança. Ao contrário da aproximação tecnológico moderna que procuram um parto eficiente, e que pode jorrar drogas ou fórceps do uso para ejetar forçosamente a criança do útero da matriz, nossa aproximação é mais do parteira tradicional. Nós queremos a matriz (quem está a ponto de ser iniciada) tão confortável e assegurada como possível. Nós queremos a criança (enquanto a iniciação ocorre) entrar neste mundo com amor, compaixão e um sentimento da segurança. Depois do cerimônia real, o novato necessita mesmo mais criando e cuidado. Melhor que um momento do celebração ruidoso, deve ser um momento do introspecção e do crescimento quietos. Os começos de mudanças profundas da energia foram iniciados, e necessitam as circunstâncias nutrindo crescer. Em Ola Olu nós sentimos que uma estadia apropriada para o celebração está no aniversário um-ano da iniciação das pessoas. Nos dias que seguem a iniciação, o sacerdote novo deve imirja ou ela mesma nas energias naturais oferecidas no assento gastado tempo de Ola Olu. Quieto em, ou meditando na frente de, os vários jardins de Orisa irão uma maneira longa para permitir as conexões neural novas à raiz da tomada e crescerão. Por estes dias, à exceção para das emergências, o cacofonia da vida ocidental deve ser deixado atrás. Os jornais, os livros, os computadores de t.v. e os atendimentos de telefone não devem intrometa no delicado, mas profundo, ocorrer das mudanças. Há umas diferenças na aproximação à iniciação de Orisa e à iniciação de Ifa. Aqueles que vêm para a iniciação porque Babalawo ou Iyanifa começarão um programa de treinamento vigoroso quase imediatamente depois de suas iniciações. A diferença encontra-se na energia própria. Sem a fundação apropriada em compreender os mecânicos e a lógica atrás do adivinhação, a energia criada na iniciação não tem nenhuma escora. Assim, antes que deixem Ola Olu, o novato de Ifa possuirá uma compreensão básica completa de como executar seu ofício. A sabedoria e a experiência que cronometra somente e o estudo adicional pode fornecer, virão eventualmente. Mas, do dia onde saem de Ola Olu, elas possa executar leituras exatas, básicas. Nossa aproximação ao ensino é simples e poderosa. Nós queremos nossos novatos aprender as verdades e os fundamentos básicos de seu ofício. A potência, e o autorização pessoal, de nossa filosofia não se encontram em um jogo de rituais extravagantes, ou em orações complexos. Não é sobre sinos e não assobia. É sobre verdades básicas. É nosso trabalho dotar o novato com estas verdades básicas. Para ver que sabem estes simples, mas as ferramentas poderosas, para trás e envíam. Para usar uma analogia dos esportes, os empacotadores da baía verde ganharam três campeonatos do mundo que funcionam a ofensa a mais mundano no mundo. O quarterback entregou a esfera ao fullback, os equipamentos puxados e varreu esquerdo ou direito para cancelar um trajeto para o corredor. Outras equipes tiveram jogos extravagantes, jogos do truque, e razzle-razzle-dazzle jogos; contudo os empacotadores da baía verde bateram-nos tempo e tempo outra vez. Por que? Porque fizeram exame de uma verdade básica, e trabalharam nela até que poderiam a executar à perfeição! Orisa é sobre verdades básicas. Em Ola Olu nós trabalharemos com nossos novatos até que possam os executar sem defeito. Finalmente, o processo que segue a partida dos indivíduos é também crítico. Em Ola Olu nós sabemos que a aprendizagem e o crescimento devem nunca cessar. Nós compreendemos a realidade que a iniciação é o começo de um processo longo da vida, não algum objetivo que alguém conseguido gastando uma semana de seu tempo que começa iniciado. De acordo com esta compreensão nós estamos sempre disponíveis para responder a todas as perguntas ou edições que o sacerdote novo pôde encontrar. Nós também estabelecemos um programa sobre indo aonde os novatos retornassem a Ola Olu para participar nas oficinas, nos cerimônias, nos rituais e nos projetos que lhes permitirão as mãos na experiência assim crítica na aprendizagem genuína. É nossa vista, e metodologia, que você deve ser parte de uma família espiritual. Uma família criada e mantida pelo amor e pelo respeito, não pelo medo ou pela isolação mútua. Se aqui em Ola Olu, ou seja là onde for, estes devem ser os princípios guiando para aqueles que consideram embarcando na viagem.

Orunmilá ifá explicação

É feita então a cerimônia denominada Akosejaiye no 3º dia após o nascimento do bebê, independente de seu sexo e essa cerimônia irá determinar o Odubiyi (odu de nascimento). Também será verificado os Ewo (proibições) para tornar mais fácil o desenvolvimento da criança. É conhecido também nesse dia a origem espiritual e seu destino. Lembremos, portanto que na vida da pessoa Escolher um Orí rere, boa cabeça (destino). Escolher um bom nome que nos influenciará pelo resto da vida. De nada adiantará se não tivermos Ìwà (caráter) conforme diz um provérbio yorubá:

"ENI L'ORÍ RERE TÍ KÒ N'IWÀ, ÌWÀ L'O NÁA B'ORÍ RÈ JÉ"

UMA PESSOA DE BOM ORÍ, QUE NÃO TENHA CARÁTER IRÁ ARRUINAR SEU DESTINO.

Lembremos também que Sùúrú bàbá ìwà, (PACIÊNCIA O PAI DO CARÁTER), para termos caráter é necessário termos paciência. E para o Yorubá a paciência é o fator mais importante para se evitar precipitações, erros e coisas que impliquem em perda de caráter e de reputação.

Simpatia para União Homem com Homem/Mulher com Mulher

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ÈLA?

O que é: o princípio da ordem; aquele que mantém o mundo acertado e em ordem. ÈLA veio para a terra no ODU de OBARA OYEKU. Tentaremos neste trabalho passar para todos o significado deste princípio primordial que se chama ÈLA e que, sem ele, nosso mundo seria um caos total. Vamos ver por que.

A tradição oral nos passa que ÈLA é um princípio espiritual que não teve espaço para se tornar conhecido, pois foi dominado historicamente pelo aumento do número de divindades e senhores da cultura Yoruba. Em função disso ÈLA não foi definido.

Na tradição oral existem muitos que dizem que ele "é um dos muitos nomes atribuídos à IFA (ORUNMILA), e é descrito como o principal entre eles " ou que " é o seu empregado de confiança". Essas afirmações tem um fundo de verdade e nós vamos ver porque.

Existe uma forte ligação entre ÈLA e ORUNMILA, pois se ÈLA é o princípio da ordem, da retificação de destinos infelizes, ORUNMILA precisa deste princípio para cumprir o seu papel de grande preservador da felicidade e retificador de destinos infelizes, uma vez que podemos dizer que ordem significa felicidade, harmonia, paz e desenvolvimento. ÈLA é chamado de "aquele que mantém o mundo acertado". Assim, podemos até fazer uma reflexão no sentido de que ÈLA é um princípio primordial onde ORUNMILA tem a sua origem. Podemos afirmar, portanto, de forma inquestionável, que ÈLA é uma emanação direta de OLODUNMARE. 


A Fé nunca sabe aonde está sendo levada,mas conhece e ama aquele que a esta levando.
Foto: A Fé nunca sabe aonde está sendo levada,mas conhece e ama aquele que a esta levando.

Curtam a página e compartilhem as publicações. divulguem convide seus amigos.Vamos divulgar informação que a nossa religião oferece.
https://www.facebook.com/centroanjosbellus?fref=ts

Ifá diz:
"Quando nos damos a árvore de palma a corda de palma ela se agarra nisto." (Odu Òsè-bi-Ìretè-Sile-Ajè)

"Ifá disse, se tornou Alajubaraka.
Eu disse, se tornou Alajubaraka
Se nós usamos Jubaraka, que ele seja Jubaraka
Ele deu nascimento a Olotooro, Oloteere e Onawofunmirin
Onanwofunmirin pariu Ajè.
Ajè pariu os seres humanos.
Ajè se preparou e foi pelo mar.
Os seres humanos também se preparam e foram para Irada.
Osè corra rapidamente para o Deus do mar e me traga dinheiro.
Irete corra rapidamente para Irada para me trazer pessoas.
Apè não deixe que minha boa sorte vagueie ao longe antes de vir a mim.
Se nós varremos a casa e o caminho, o refugo é levado até a lixeira.


Foto: Ifá diz:
"Quando nos damos a árvore de palma a corda de palma ela se agarra nisto." (Odu Òsè-bi-Ìretè-Sile-Ajè)

"Ifá disse, se tornou Alajubaraka.
Eu disse, se tornou Alajubaraka
Se nós usamos Jubaraka, que ele seja Jubaraka
Ele deu nascimento a Olotooro, Oloteere e Onawofunmirin
Onanwofunmirin pariu Ajè.
Ajè pariu os seres humanos.
Ajè se preparou e foi pelo mar.
Os seres humanos também se preparam e foram para Irada.
Osè corra rapidamente para o Deus do mar e me traga dinheiro.
Irete corra rapidamente para Irada para me trazer pessoas.
Apè não deixe que minha boa sorte vagueie ao longe antes de vir a mim.
Se nós varremos a casa e o caminho, o refugo é levado até a lixeira.

Ifá diz:
Todo Omo Áwo deve ser dedicado ao seu estudo, se não o for, com certeza o fracasso o espera.
Paciência, perseverança, honestidade, liderança e dedicação são os requisitos básicos de um Áwo. (Ogbè'retè)

Quando você expressa gratidão pelas bênçãos que recebe em sua vida, você cria uma força magnética que atrai mais bençãos para você.

Foto: Ifá diz:
Todo Omo Áwo deve ser dedicado ao seu estudo, se não o for, com certeza o fracasso o espera.
Paciência, perseverança, honestidade, liderança e dedicação são os requisitos básicos de um Áwo. (Ogbè'retè)

Quando você expressa gratidão pelas bênçãos que recebe em sua vida, você cria uma força magnética que atrai mais bençãos para você.

"Ifá diz:
Uma traição sem intenção causará a morte sentenciada!"

Alimentos podem encher um prato até que ele não comporte mais alimentos
Palavras, sempre tão secretas, permanecerão eternamente seguras
No seio dos membros da Ogboni
Assim declarou Ifa à Mãe Terra
Que desejava culto universal
Veja como prosperidade rapidamente segue sacrifício!

Aquele que não é iniciado em nossa ordem, não sabe o que ela contém!
Nunca se ouviu dizer que Edan morreu!
Nunca um membro da Ogboni será derrotado!
Aquele que não ouve o vento (espíritos) não reconhece os que podem ouvir!
Aquele que é aceito como filho da morte, não é atacado por ela!
(Irete Meji.)

"Um Ogboni nunca há de mentir,
Um Ogboni nunca há de trair,
Um Ogboni protegerá seus irmãos,
Um Ogboni deve ser honrado,
Um Ogboni nunca deve aceitar a mentira, a traição e a desonra!"

A sentença de um Ogboni condenado é a morte!


Foto: "Ifá diz:
Uma traição sem intenção causará a morte sentenciada!"

Alimentos podem encher um prato até que ele não comporte mais alimentos
Palavras, sempre tão secretas, permanecerão eternamente seguras
No seio dos membros da Ogboni
Assim declarou Ifa à Mãe Terra
Que desejava culto universal
Veja como prosperidade rapidamente segue sacrifício!

Aquele que não é iniciado em nossa ordem, não sabe o que ela contém!
Nunca se ouviu dizer que Edan morreu!
Nunca um membro da Ogboni será derrotado!
Aquele que não ouve o vento (espíritos) não reconhece os que podem ouvir!
Aquele que é aceito como filho da morte, não é atacado por ela!
(Irete Meji.)

"Um Ogboni nunca há de mentir,
Um Ogboni nunca há de trair,
Um Ogboni protegerá seus irmãos,
Um Ogboni deve ser honrado,
Um Ogboni nunca deve aceitar a mentira, a traição e a desonra!"

A sentença de um Ogboni condenado é a morte!

Ifá diz:
Quem muito procura, deve sacrificar como a sua fome, ou nada há de prosperar. 

"Foi dito para ela que sacrificassem tudo que se é comestível e o mundo inteiro ficaria feliz, porque Ajê esta feliz, ela é requisitada."
(Osemeji)
Foto: Ifá diz:
Quem muito procura, deve sacrificar como a sua fome, ou nada há de prosperar. 

"Foi dito para ela que sacrificassem tudo que se é comestível e o mundo inteiro ficaria feliz, porque Ajê esta feliz, ela é requisitada."
(Osemeji)

"É através do estudo de Ifá que a pessoa entende Ifá. 
É perdendo-se pelo caminho que a pessoa se familiariza com o mesmo."

Foto: "É através do estudo de Ifá que a pessoa entende Ifá. 
É perdendo-se pelo caminho que a pessoa se familiariza com o mesmo."

Ile Ase Omoguian - Egbe Alaroko Megege

Jogo de búzios | Odulogia | Jurema | Magia Africana | Consultas Espirituais

Contato: (11) 2950 3173 / 4444 0883 / 9 7268 7929

Foto: Ile Ase Omoguian - Egbe Alaroko Megege

Jogo de búzios | Odulogia | Jurema | Magia Africana | Consultas Espirituais

Contato: (11) 2950 3173 / 4444 0883 / 9 7268 7929